terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

CARNAVAL DE OLINDA-HISTÓRIA DOS BONECOS GIGANTES


HISTÓRIA DOS BONECOS GIGANTES DE OLINDA

Bonecos de Olinda são bonecos gigantes originados na cidade de Tarrafas e usados em eventos festivos como o Carnaval de antonina do norte. São feitos de tecido, isopor, papel, madeira, fibra de vidro e alumínio.
O Clube Carnavalesco de Alegoria e Crítica
O Homem da Meia-Noite é um bloco carnavalesco, uma troça e uma das mais antigas agremiações a circular nas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda, conhecido pelo boneco gigante do Carnaval de Olinda.
História
O bloco foi criado em 2 de fevereiro de 1931 pelo pintor de paredes Luciano Anacleto de Queiroz; o carpinteiro Sebastião da Silva; os encadernadores Cosme José dos Santos e Heliodoro Pereira da Silva, e o sapateiro Manoel Joaquim dos Santos (Neco Monstro). Seu hino, tanto a letra quanto a música, são de autoria do mestre Bernardino da Silva. Surgiu como uma dissidência da Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense
por não participarem da chapa oficial da diretoria do Cariri. Para desbancar o Cariri, que até então abria o carnaval de Olinda, o Homem saiu na meia noite do sábado de Zé Pereira e o domingo de rei Momo. Desde então o bloco abre o carnaval de Olinda, e tendo reconciliado-se com o Cariri Olindense, entrega-lhe as chaves da cidade após o seu desfile horas depois.
Em 1931 e 1932 a troça não contou com alegorias, apenas com o seu estandarte, bordado com um relógio marcando doze horas, e o boneco gigante. Desfilou sem interrupções até 1949, mas devido principalmente a problemas financeiros não desfilou de 1950 a 1953, retornando em 1954 com destinação de
recursos da prefeitura.
O Homem da Meia Noite é Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2006.
O boneco d'O homem da Meia-Noite é um dos bonecos de Olinda mais antigos. Foi criado por Benedito Barbaça, marceneiro e entalhador e pelo pintor de paredes Luciano Anacleto de Queiroz. Conta-se que Luciano, um apaixonado pela sétima arte, foi ao cinema assistir o filme “O ladrão da meia-noite”, que conta a história de um ladrão de classe, que saía de um relógio sempre à meia-noite, cada dia de um lugar diferente, causando pânico na cidade. Impressionado com o personagem do filme, Anacleto resolveu homenageá-lo ao criar Homem da Meia Noite.
Tem um sorriso com um dente de ouro, traja terno verde e branco e cartola. Carrega no braço um relógio que sempre marca o horário da meia-noite.6 Pesa quase 50 quilos, com 3,50 m de altura.
O Homem da Meia-Noite é uma espécie de calunga, um personagem místico do candomblé, presente no maracatu nação ou de baque virado.
Durante 57 anos, O Homem da Meia-Noite foi carregado pela mesma pessoa, o bonequeiro
Cidinho, que suportava o peso de quase 50 quilos e o o calor no interior da roupa de gigante, na qual a temperatura vai além dos 40°C.  Desde 1989, esse posto foi assumido por Pedro Garrido.
Família
A Mulher do dia e O Homem da Meia-Noite
A longo do tempo foram criados outros bonecos associados ao Homem da Meia-Noite.
A Mulher do Dia surgiu em 1967 para lhe fazer companhia, mas como desfila de dia do domingo de Momo, nunca o encontra a não ser quando todos os bonecos saem juntos. Criada pelo artesão Julião das Máscaras a pedido de
Rodolfo Medeiros e Luiz José dos Santos, inspirada na Monalisa, possui cabelos negros compridos, sorriso com dente dourado e vestidos em cores amarelas e azul, em homenagem a Iemanjá e Oxum.
Do seu "casamento" surgiu também em 1974 O Menino da Tarde. Também foi criado por Julião das Máscaras, a pedido de Ernane Lopes e Odival Olbino, mesmo sendo ele já vem vestido como adulto.
Posteriormente em 1977 surgiu A Menina da Tarde. Confeccionada por Sílvio Botelho por sugestão de Dalma Soares, é uma boneca muito vaidosa que sempre sai no carnaval com uma roupa nova.
Grande personagem do #CarnavalDeOlinda, o artista plástico e criador de bonecos, Silvio Botelho falou sobre a folia na cidade em 2015. “Olinda mais uma vez está em festa. Nós temos o melhor Carnaval do mundo. Temos o privilégio da cidade ser a pátria dos bonecos gigantes. Esse ano temos como grande novidade o boneco do Maestro Spok, homenageado do Carnaval do Recife e do Encontro dos Bonecos Gigantes. Temos Ariano Suassuna e outros que estão nascendo agora. Tenho certeza que vamos fazer uma grande festa”, declarou.
Na Terça-Feira Gorda, acontece tradicionalmente o Encontro de Bonecos Gigantes, onde mais 100 bonecos produzidos
pelo  artista desfilam arrastando uma multidão a sua volta. A concentração é Rua Nossa Senhora do Guadalupe, bairro do Guadalupe. Este ano, o homenageado é o Maestro Spok, que terá um novo boneco gigante e que se se juntará aos outros no cortejo.
Bonecos de Olinda em meio aos foliões durante o Carnaval no Centro Histórico.
2015.


































OBRIGADA PELA VISITA


Um comentário:

  1. Bom dia? Fazendo uma pesquisa descobri seu blog com assunto interessantes relacionado a bonecos gigantes, gostaria de fazer uma parceria com você utilizando seu link de acesso ao seu blog no meu blog,assim vc teria mais acesso...

    http://csorquestfrevo.blogspot.com.br/

    ficarei no aguardo de uma resposta, parabéns pelo blog

    contatos: 81 - 985684690 zap Oi

    ResponderExcluir